Notícias


Informática Impressão de telas flexíveis por jato de tinta próximo das fábricas


A tecnologia das telas flexíveis está batendo às portas da indústria, o que talvez tire os monitores e celulares flexíveis e dobráveis do horizonte da tecnologia e os coloque nas prateleiras, bem ao alcance dos consumidores.

A Feira de Tecnologia de Hannover deste ano esteve repleta de demonstrações de processos industriais que poderão viabilizar a fabricação de circuitos e telas inteiras por impressão, alguns deles no rápido e barato sistema rolo a rolo.

Engenheiros do Instituto Leibniz de Novos Materiais, por exemplo, apresentaram um sistema de fabricação de telas sobre folhas plásticas usando tintas compostas por nanopartículas semicondutoras. Estas tintas são compostas predominantemente por óxidos transparentes e condutores e são adequadas para um processo de impressão de um só passo, o que elimina os problemas de imprecisão da aplicação de camadas sucessivas.

Desta forma, linhas e padrões transparentes são obtidos por impressão a jato de tinta ou, alternativamente, por impressão de gravura direta, viabilizando um processo de baixo custo. De acordo com a equipe, todos os circuitos mantêm sua funcionalidade não apenas se enrolados, mas também se dobrados.

"A condutividade é mantida mesmo quando as películas são dobradas. Usando um padrão especial de eletrodos, podem ser impressos sensores capacitivos de telas sensíveis ao toque, de alta sensibilidade e resolução, em um processo simples," explicou Peter William de Oliveira, líder da equipe que desenvolveu a tecnologia.

@copyright 2010
LS Informática Comércio e Consultoria LTDA
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Ldois Comunicação e Web

Acesso ao Suporte Online

Digite o código PIN ( 6 Dígitos )